SUMÁRIO: Os conhecimentos de facto e a relação de causalidade.
Actividade de Consolidação
1. O que significa a ideia de causalidade, isto é, o que quer dizer a expressão "conexão necessária entre dois fenómenos"?
A expressão "conexão necessária entre dois fenómenos" é uma projecção psicológica, uma crença subjectiva sem base racional ou empírica.
2. Assinale a passagem do documento 3 que mostra que não há experiência da relação causal entendida como conexão necessária.
Texto 3 : "...como não temos ideia alguma que não derive de uma impressão, se afirmarmos ter a ideia de ligação necessária (ou casual), deveremos encontrar alguma impressão que esteja na origem desta ideia."
3. Segundo Hume, não podemos comprovar empiricamente a ideia de uma conexão necessária ou causal entre dois fenómenos? Porquê?
Porque segundo Hume não podemos ter conhecimento de factos futuros porque não podemos ter qualquer impressão sensível ou experiência do que ainda aconteceu.
4. Aquilo que a experiência nos permite observar é que dois fenómenos aparecem conjuntamente, um a seguir ao outro, repetidas vezes. Como é que inferimos - já que não a constatamos - uma relação necessária ou causal entre esses dois fenómenos? Será um conhecimento?
Não porque apesar de A ter sucedido a B não implica necessariamente que vá suceder no futuro pois não passa de uma crença.
Sem comentários:
Enviar um comentário